Escolha uma coleção da Editora do Brasil

Mapeamento nas coleções de livros da Editora do Brasil

Professor(a) na tabela a seguir, disponibilizamos o mapeamento pedagógico da coleção selecionada (Conhecer e Transformar).

Você terá acesso ao mapeamento da BNCC com os seguintes itens:

  • Competências Gerais da BNCC;
  • Temas Contemporâneos Transversais;
  • Habilidades da BNCC;
Aproveite para baixar essas informações em PDF ou em planilha de Excel e utilize em seu planejamento pedagógico!

Dist Photo 1
Dist Photo 1

Projetos Integradores

Projetos Integradores

4° Ano (Ensino Fundamental - Anos Iniciais)

Competências Gerais

Temas Contemporâneos Transversais

Mapeamento das habilidades da BNCC no livro do 4° Ano da coleção Conhecer e Transformar

Livro do 4° Ano da coleção Conhecer e Transformar
Componentes Habilidades Conhecer e Transformar
(4° Ano)

(Unidade)
Onde encontrar? Página
Ciências (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon). Jogos e suas regras Qual é o plano? 11
História (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. Jogos e suas regras Qual é o plano? 11
Geografia (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas. Jogos e suas regras Qual é o plano? 11
Geografia (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. Jogos e suas regras Etapa 1 - Explorando o assunto 12
Geografia (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. Jogos e suas regras Etapa 1 - Explorando o assunto 13
Geografia (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. Jogos e suas regras Qual é o plano? 11
Ciências (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon). Jogos e suas regras Etapa 1 - Explorando o assunto 15
Geografia (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas. Jogos e suas regras Etapa 1 - Explorando o assunto 15
Ciências (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon). Jogos e suas regras Etapa 1 - Explorando o assunto 17
Geografia (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas. Jogos e suas regras Etapa 1 - Explorando o assunto 17
História (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. Jogos e suas regras Etapa 1 - Explorando o assunto 18
Matemática (EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área. Jogos e suas regras Etapa 2 - Fazendo acontecer 25
Ciências (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. África em nossa cultura Qual é o plano? 31
Geografia (EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. África em nossa cultura Qual é o plano? 31
Geografia (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. África em nossa cultura Qual é o plano? 31
Geografia (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. África em nossa cultura Qual é o plano? 31
História (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. África em nossa cultura Qual é o plano? 31
Geografia (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. África em nossa cultura Etapa 1 - Explorando o assunto 32
História (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. África em nossa cultura Etapa 1 - Explorando o assunto 36
ARTE (EF15AR08) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. África em nossa cultura Etapa 2 - Fazendo acontecer 48
ARTE (EF15AR08) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. África em nossa cultura Etapa 2 - Fazendo acontecer 48
Ciências (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros. Vacinas para a saúde Qual é o plano? 53
Ciências (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. Vacinas para a saúde Qual é o plano? 53
Ciências (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. Vacinas para a saúde Etapa 1 - Explorando o assunto 54
Geografia (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. Vacinas para a saúde Etapa 1 - Explorando o assunto 60
História (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. Vacinas para a saúde Etapa 1 - Explorando o assunto 60
História (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial. Vacinas para a saúde Etapa 1 - Explorando o assunto 60
Ciências (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros. Vacinas para a saúde Etapa 2 - Fazendo acontecer 68
Ciências (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. Vacinas para a saúde Etapa 2 - Fazendo acontecer 68
Ciências (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros. Vacinas para a saúde Etapa 2 - Fazendo acontecer 68
Ciências (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. Vacinas para a saúde Etapa 2 - Fazendo acontecer 68
História (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. Vacinas para a saúde Etapa 2 - Fazendo acontecer 68
História (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. Vacinas para a saúde Etapa 2 - Fazendo acontecer 68
Ciências (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros. Vacinas para a saúde Etapa 2 - Fazendo acontecer 70
Ciências (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. Vacinas para a saúde Etapa 2 - Fazendo acontecer 70
Ciências (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros. Vacinas para a saúde Etapa 3 - Respeitável público 71
Ciências (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. Vacinas para a saúde Etapa 3 - Respeitável público 71
Ciências (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros. Vacinas para a saúde Etapa 3 - Respeitável público 71
Ciências (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. Vacinas para a saúde Etapa 3 - Respeitável público 71
Ciências (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros. Vacinas para a saúde Etapa 3 - Respeitável público 71
Ciências (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. Vacinas para a saúde Etapa 3 - Respeitável público 71
História (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. Vacinas para a saúde Etapa 2 - Fazendo acontecer 70
História (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. Vacinas para a saúde Etapa 3 - Respeitável público 71
História (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. Vacinas para a saúde Etapa 3 - Respeitável público 71
História (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. Vacinas para a saúde Etapa 3 - Respeitável público 71
Ciências (EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição. No tempo de nossos ancestrais Qual é o plano? 73
História (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.). No tempo de nossos ancestrais Qual é o plano? 73
História (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas. No tempo de nossos ancestrais Qual é o plano? 73
História (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino. No tempo de nossos ancestrais Qual é o plano? 73
Geografia (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. No tempo de nossos ancestrais Etapa 1 - Explorando o assunto 74
História (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.). No tempo de nossos ancestrais Etapa 1 - Explorando o assunto 77
História (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.). No tempo de nossos ancestrais Etapa 2 - Fazendo acontecer 88
História (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas. No tempo de nossos ancestrais Etapa 2 - Fazendo acontecer 88
História (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.). No tempo de nossos ancestrais Etapa 2 - Fazendo acontecer 89
História (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas. No tempo de nossos ancestrais Etapa 2 - Fazendo acontecer 89
História (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.). No tempo de nossos ancestrais Etapa 3 - Respeitável público 91
História (EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente. No tempo de nossos ancestrais Etapa 3 - Respeitável público 91
História (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.). No tempo de nossos ancestrais Etapa 3 - Respeitável público 91
História (EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente. No tempo de nossos ancestrais Etapa 3 - Respeitável público 91
História (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.). No tempo de nossos ancestrais Etapa 3 - Respeitável público 91
História (EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente. No tempo de nossos ancestrais Etapa 3 - Respeitável público 91
Componente Habilidades Unidade Onde encontrar Página

5° Ano (Ensino Fundamental - Anos Iniciais)

Competências Gerais

Temas Contemporâneos Transversais

Mapeamento das habilidades da BNCC no livro do 5° Ano da coleção Conhecer e Transformar

Livro do 5° Ano da coleção Conhecer e Transformar
Componentes Habilidades Conhecer e Transformar
(5° Ano)

(Unidade)
Onde encontrar? Página
História (EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas. Tecnologia e criatividade Qual é o plano? 11
História (EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas. Tecnologia e criatividade Etapa 1 - Explorando o assunto 15
Ciências (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). Tecnologia e criatividade Etapa 1 - Explorando o assunto 21
Geografia (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações. Tecnologia e criatividade Etapa 1 - Explorando o assunto 21
Ciências (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. Florestas e plantações Qual é o plano? 33
Geografia (EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. Florestas e plantações Qual é o plano? 33
Geografia (EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes. Florestas e plantações Qual é o plano? 33
Geografia (EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.). Florestas e plantações Qual é o plano? 33
Geografia (EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive. Florestas e plantações Qual é o plano? 33
Ciências (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). Florestas e plantações Etapa 1 - Explorando o assunto 34
Ciências (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. Florestas e plantações Etapa 1 - Explorando o assunto 34
Geografia (EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes. Florestas e plantações Etapa 1 - Explorando o assunto 36
Ciências (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). Florestas e plantações Etapa 1 - Explorando o assunto 36
Ciências (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. Florestas e plantações Etapa 1 - Explorando o assunto 36
Ciências (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). Florestas e plantações Etapa 1 - Explorando o assunto 38
Geografia (EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. Florestas e plantações Etapa 1 - Explorando o assunto 43
Língua Portuguesa (EF05LP17) Produzir roteiro para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Florestas e plantações Etapa 2 - Fazendo acontecer 50
Ciências (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. Lanche nutritivo Qual é o plano? 53
Ciências (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). Lanche nutritivo Qual é o plano? 53
Geografia (EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. Lanche nutritivo Qual é o plano? 53
Ciências (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. Lanche nutritivo Etapa 1 - Explorando o assunto 54
Ciências (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). Lanche nutritivo Etapa 1 - Explorando o assunto 57
Ciências (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. Lanche nutritivo Etapa 2 - Fazendo acontecer 69
Ciências (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). Lanche nutritivo Etapa 2 - Fazendo acontecer 69
Ciências (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. Lanche nutritivo Etapa 2 - Fazendo acontecer 70
Ciências (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). Lanche nutritivo Etapa 2 - Fazendo acontecer 70
Ciências (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. Lanche nutritivo Etapa 3 - Respeitável público 71
Ciências (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). Lanche nutritivo Etapa 3 - Respeitável público 71
Ciências (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. Lanche nutritivo Etapa 3 - Respeitável público 71
Ciências (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). Lanche nutritivo Etapa 3 - Respeitável público 71
Ciências (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. Lanche nutritivo Etapa 3 - Respeitável público 71
Ciências (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). Lanche nutritivo Etapa 3 - Respeitável público 71
Ciências (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Consumo responsável Qual é o plano? 72
Geografia (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios. Consumo responsável Qual é o plano? 72
Geografia (EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas. Consumo responsável Qual é o plano? 72
História (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. Consumo responsável Qual é o plano? 72
Geografia (EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. Consumo responsável Etapa 1 - Explorando o assunto 74
História (EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. Consumo responsável Etapa 1 - Explorando o assunto 74
Geografia (EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. Consumo responsável Etapa 1 - Explorando o assunto 74
História (EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. Consumo responsável Etapa 1 - Explorando o assunto 74
Ciências (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Consumo responsável Etapa 1 - Explorando o assunto 78
Ciências (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Consumo responsável Etapa 1 - Explorando o assunto 79
Geografia (EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas. Consumo responsável Etapa 1 - Explorando o assunto 82
Ciências (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Consumo responsável Etapa 1 - Explorando o assunto 82
Ciências (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Consumo responsável Etapa 2 - Fazendo acontecer 89
Ciências (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Consumo responsável Etapa 3 - Respeitável público 91
Ciências (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Consumo responsável Etapa 3 - Respeitável público 91
Ciências (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Consumo responsável Etapa 3 - Respeitável público 91
Ciências (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Consumo responsável Etapa 3 - Respeitável público 91
Componente Habilidades Unidade Onde encontrar Página